Descrição enviada pela equipe de projeto. Brougham Place é um conjunto de dois volumes de linhas fortes no subúrbio de Sydney em Potts Point. Os clientes queriam uma casa, escritório e estúdio em sintonia com seu amor pela bairro denso e suburbano e sua paixão pelas casas do Le Corbusier. Eles pensaram em um local para viver e trabalhar que pudesse refletir a paisagem da rua e suas inspirações modernistas.
O projeto resultante consiste de dois edifícios separados, um pátio interno e jardins na cobertura. Os dois volumes são concebidos como caixas de concreto aparente que estão sobre uma base de pedra de arenito. Acima do plinto, as caixas de concreto apresentam grandes aberturas preenchidas com uma série de lâminas multicoloridas, operáveis e retráteis que atenuam a privacidade visual e a luz, enquanto que a orientação leste-oeste do edifício é mais extensa, maximizando o acesso do sol e a extraordinária vista da cidade e do porto.
O edifício frontal contém a casa e o escritório dos proprietários, enquanto que o volume posterior abriga uma garagem com estúdio e um apartamento em cima. O planejamento é baseado em volumes inspirados em Miesian: ambientes são criados por plataformas flutuantes, planos de correr e pivotantes, e módulos de mobiliários. Em cada pavimento, é possível percorrer livremente os espaços em todas as orientações, enquanto que a circulação vertical é concentrada ao longo do perímetro.
Os espaços internos possuem uma paleta de pisos de mármore travertino, paredes e tetos de concreto aparente, e escadarias em madeira. Mobiliário branco é detalhado para revelar sutis detalhes de cor em referência àquelas presentes no exterior, enquanto que os elementos em madeira combinam com a coleção de móveis antigos dos clientes. Peças de mobiliário cuidadosamente detalhadas são desenhadas como elementos integrais à vida e operação da casa: luminárias, prateleiras, mesas e armários.
Um pátio central estende a composição interna para o exterior, com planos de madeira e concreto que parecem pairar por sobre a piscina em granito preto, criando um banco ao ar livre. É um lugar de calma e introspecção entre os dois volumes construídos. Em contraste, a cobertura vegetalizada sobre o edifício frontal celebra a exposição do terreno de esquina, como um mirante em um penhasco rochoso.
Os clientes trouxeram sua paixão por arquitetura ao processo construtivo, assumindo a obra como proprietários e construtores. Todo seu apoio para a integridade dos detalhamentos é evidente no projeto acabado que transformou completamente o terreno para proporcionar uma casa suburbana contemporânea enquanto mantém uma conexão discreta com a história da área.
Descrição de Produto: A pedra de arenito utilizada nos revestimentos externos foram recuperadas do edifício original e cortada para criar um elemento texturizado que envolve a fachada fontal e lateral. É uma superfície tátil que anima a rua e reflete as tradicionais bases de pedra dos terraços do entorno e as extensivas fachadas em pedras que estão na rua Brougham.